segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conhecendo a história de Imbariê

Vocês sabiam que a palavra Imbariê é de origem Tupi-Guarani e significa “água suja”? Por que será que este nome foi dado ao 3º distrito de Duque de Caxias? Vocês conhecem a história do seu Lugar?


Imbariê é o terceiro distrito do município de Duque de Caxias e está localizado na Baixada Fluminense. A palavra baixada significa ‘área baixa em relação à outras’. E a palavra fluminense vem do radical latino Flumem, que significa ‘rio’. Assim, a Baixada Fluminense pode ser definida como “lugar entre rios” ou “terras de muitas águas” (SANTOS SOUZA, 1996).

Compondo a região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense está situada entre o litoral e a Serra do Mar.  Trata-se, realmente, de uma área cortada por inúmeros rios que nascem nas serras e desaguam na Baia de Guanabara. Devido à esta condição natural, é comum a existência de áreas pantanosas e alagadiças na região,  que acumulam sedimentos (barro) e dificultam a ocupação humana. 

Os índios Tupis-Guaranis, primeiros habitantes da Baixada Fluminense, chamavam estas terras de Imbariê (água suja) devido ao aspecto barrento das águas dos rios e dos pântanos da região. Na sabedoria dos índios, estas águas eram impróprias para o consumo.

Ao longo dos anos, muitas obras de aterramento e drenagem foram feitas para acabar com os brejos e pântanos, facilitando a ocupuação de Imbariê e de outras localidades.  No entanto, atualmente, os principais  rios   que   cortam   o   distrito   de   Imbariê   estão   se   tornando    verdadeiramente    poluídos por lixo e esgoto, tanto doméstico quanto industrial. 



A  justiça ambiental é um dos maiores desafios à qualidade de vida do povo da Baixada Fluminense. Sobretudo nas áreas mais pobres, tal como Imbariê,  a população sofre com a contaminação dos cursos d’água. Os rios, que deveriam ser fonte de lazer e renda,  tornam-se a cada dia uma ameaça maior à saúde das pessoas.

Faça a sua parte!

Vamos cobrar das autoridades públicas mais atenção e cuidados com o meio ambiente. A Baixada Fluminense sofre com a ineficiência, e até mesmo com a ausência, de infraestruturas de saneamento básico.


 E cuide do seu Lugar! Não jogue lixo nas ruas e nos valões. Os valões não são canais de esgoto: são rios que precisam ser preservados!

O Poder é de vocês!                                           
                                             

4 comentários:

  1. Parabéns!
    Nossa Baixada deveria s er mais conhecida por seus adminstratores, não só em época de eleições. Mas sempre!

    ResponderExcluir
  2. Tenho parentes do meu marido que moram aí à mais de 10anos.Moram no local denominado Campo do 15.Vivem isolados com às chuvas e tive que socore-los.

    ResponderExcluir
  3. Continuando à duas semanas estavam passando fome com adultos e 4 crianças. O pai estava doente.Tive que ajudar a família na praça deImbarie.

    ResponderExcluir
  4. É revoltante que D.Caxias não faça nada para ajudar as pessoas que estão neste lugar. É como se eles não existissem. Acorda Prefeitura D.Caxias.

    ResponderExcluir